Produtores de Piracaia se unem para a certificação de produtos orgânicos
“Em 2013, produtores da cidade de Piracaia (SP) uniram forças para fundar a associação participativa Piracaia Orgânica, com o objetivo de ampliar a oferta de alimentos orgânicos e garantir a qualidade da produção local. A proposta da nova entidade era simples e colaborativa: produtores fiscalizam e acompanham mutuamente as práticas adotadas em suas propriedades, fortalecendo a confiança e o comprometimento coletivo.
Um exemplo marcante foi o casal de biólogos Milena Silva e Arthur Bernardes, que adotaram práticas agroecológicas em seu sítio e conseguiram a certificação de orgânicos pelo Ministério da Agricultura. Essa conquista só foi possível graças à criação da entidade, que passou a viabilizar o processo de certificação participativa, promover a comercialização e atuar como ponte entre produtor e consumidor.
A associação rapidamente atraiu outros produtores interessados em seguir pelo mesmo caminho, como o médico Celso Luiz Moro. Com apoio mútuo, os integrantes transformaram suas práticas e passaram a atuar em rede, criando um sistema de produção rastreável, ético e alinhado à preservação ambiental. A fundação da Piracaia Orgânica foi um marco para a agricultura familiar da região e consolidou um modelo replicável de transição agroecológica.”

Ficha técnica
- MATÉRIA:Produtores de Piracaia se unem para a certificação de produtos orgânicos
- VEÍCULO:G1 / Globo.com
- DATA:29/06/2013
- ASSUNTO:O artigo fala sobre a fundação de “uma associação participativa” para apoio mútuo na produção de orgânicos.
- FONTE:Jair Ramos Daniel, um dos produtores responsáveis pela entidade à época.
- PUBLICAÇÃO:https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2013/06/produtores-de-piracaia-se-unem-para-certificacao-de-produtos-organicos.html